Criar um conteúdo interessante e bem escrito é essencial, mas existem algumas técnicas que podem ajudar você a alavancar as visitas, atraindo mais pessoas para o seu site ou blog. Pense grande! Aqui vão algumas dicas preciosas para aumentar o número de visitas que você recebe.

Você passa horas escrevendo um artigo, pesquisando, escolhendo as melhores imagens e quando coloca no ar, esperando milhares de visitas, o seu conteúdo é pouco visto. Todo aquele trabalho sendo “desperdiçado”. Saiba que existem algumas razões para isso acontecer, e o melhor: você pode implementar algumas ações em seu blog que mudem esta situação.

Leia também: 

como ganhar dinheiro com um blogEste artigo é fruto de muito estudo sobre o assunto, testes e resultados. E claro, como sempre repito aqui no Blogs de Moda, nada é milagre, os resultados não acontecem de uma hora para outra, pois são resultado de um trabalho de otimização do blog ou site. Os resultados aparecerão, mas advindos de um esforço contínuo em implementar as dicas.

Serão seis passos essenciais para aumentar seu tráfego mensal e posicionar melhor seu site no Google. E para começar, tenha em mente o seguinte:

O melhor tipo de tráfego é o orgânico.

Não adianta, quem chega através dos resultados orgânicos de um mecanismo de pesquisa – o Google ou o Bing, por exemplo – é o leitor mais interessado no seu conteúdo. Isso porque esta pessoa buscou exatamente os termos escritos em sua matéria e chegou em seu site querendo ler sobre isso. É claro que visitas vindas das redes sociais, como o Facebook, Twitter ou Instagram são muito importantes, mas não podem ser sua fonte principal de tráfego.

Resultados orgânicos são aqueles que aparecem sem que se precise pagar por isso. O que todos os sites querem é ser o primeiro resultado das buscas orgânicas para uma palavra-chave, pois este site, com certeza, será o que receberá mais visitas. Muitas empresas gastam fortunas para otimizarem seus sites para os buscadores, e este é um trabalho cheio de detalhes.

Quando você faz uma pesquisa no Google, muitas vezes os primeiros resultados estão dentro de uma caixinha de cor diferenciada – estes são os resultados pagos – e o primeiro resultado abaixo é o resultado orgânico. Quanto melhor colocado o seu site estiver para determinada palavra-chave, maior será seu tráfego mensal, ou seja, mais visitas ele receberá.

Então, o primeiro passo a fazer é determinar a palavra-chave que você deseja rankear. Escolha bem esta palavra ou conjunto de palavras (não mais que cinco). A palavra-chave deve resumir sobre o que o seu blog ou artigo trata, por exemplo, se você faz tutoriais de maquiagem em seu blog, as palavras-chave devem ser “tutoriais de maquiagem”.

Mas como ser o primeiro resultado orgânico para uma palavra-chave?

Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares 😉

Vamos por partes, continuando com o exemplo do blog sobre tutoriais de maquiagem. Ter uma boa colocação em um determinado artigo geralmente é mais fácil do que colocar a página inicial do blog entre os primeiros resultados do Google, pois quanto mais específico, mais chances de uma boa colocação.

Escolhendo um título para o seu artigo

O título dos artigos são extremamente importantes para um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Você deve passar metade do tempo que gasta com um artigo definindo o título, pois ele é que chama o leitor para o seu site. O seu título deve:

  • Contar ao leitor especificamente sobre o que trata o artigo
  • Criar um certo senso de urgência; despertar o interesse do leitor
  • Conter todas as palavras-chave importantes

Caso a blogueira que fala sobre tutoriais de maquiagem faça um artigo sobre “maquiagem para formatura” o nome do artigo deverá conter todas as palavras-chave, e ao mesmo tempo ser interessante.

Um bom título seria: Tutorial simples de maquiagem para formatura

Desmembrando: Tutorial .. de maquiagem – mostra especificamente sobre o que é o artigo

simples – mostra que a leitora pode conseguir fazer, e por isso desperta o interesse em ler

para formatura – especifica ainda mais o conteúdo do artigo

Esta dica pode parecer simples, mas o título dos artigos pode ser mais importante do que você imagina. Caso a blogueira hipotética em questão fosse dona do domínio tutoriaisdemaquiagem.com.br e o link completo deste artigo ficasse tutoriaisdemaquiagem.com.br/tutorial-simples-maquiagem-para-formatura, este blog já teria grandes chances de uma boa colocação no Google.

Então outra dica: caso você ainda não tenha criado seu blog, escolha um domínio que tenha a ver com o seu conteúdo. Hoje em dia está mais difícil, pois a maioria dos “bons” domínios já foram pegos, mas ainda existem alguns disponíveis. E para quem já tem um blog, é essencial que se tenha “endereços amigáveis” como o do exemplo, ou seja, nada de seudominio.com.br/p=0284756.

Imagens para o blog

Você sabe da importância de suas imagens? Diferentemente dos nossos olhos, os robôs do Google e outros sites de buscas não conseguem visualizar o conteúdo das imagens postadas, e por isso nós temos que ajudá-los a entender o que elas significam. Assim, é essencial que suas imagens tenham títulos condizentes com suas palavras-chave.

Outro item importante na imagem é o texto alternativo, o famoso “alt” das imagens. Utilize esse espaço para inserir mais palavras relacionadas com o conteúdo do seu artigo. No nosso exemplo, o título da imagem da maquiagem pronta poderia ser maquiagem-facil-para-formatura.jpg e seu texto alternativo ” maquiagem para usar a noite”.

É realmente mais trabalhoso pensar em títulos e textos alternativos para todas as suas imagens, mas este é um trabalho que não pode deixar de ser feito caso você tenha interesse em ter um blog bem posicionado no Google.

Conteúdo do artigo

O conteúdo do artigo é a principal forma de conseguir mais visitas ao seu site ou blog. Seu texto, antes de tudo, deve ser interessante e bem escrito. Ele também deve conter as palavras que podem ser procuradas no Google, por isso produza um texto bem pensado.

Mantenha-se sempre informada e escreva matérias originais. E, assim como já falamos no artigo Profissão dos sonhos: Blogueira de Moda, seja persistente.

Lembre-se que seu foco sempre deve ser agradar os seus leitores, por isso não tente criar um conteúdo somente pensando em palavras-chave, ou seja, não tenha um conteúdo bom para os robôs do Google e ruim para seus leitores.

Divulgue seu blog

 Quanto maior a divulgação do seu blog, mais visitas ele receberá. Por isso, aproveite a oportunidade para divulgar seu blog aqui no Blogs de Moda, o melhor site dedicado a blogs de moda do Brasil.

como ganhar dinheiro com um blogDivulgando seu blog aqui, você poderá aumentar muito a sua visibilidade, além de receber um link de um site importante (outro fator para que o Google te rankeie melhor). Na aba “Divulgue seu Blog” está tudo explicadinho: Veja aqui como divulgar no Blogs de Moda.

Além disso, crie uma página para o seu blog no Facebook, Twitter ou Instagram. Mantenha as redes sociais sempre atualizadas, compartilhe novas postagens e coloque conteúdo além do blog. As redes sociais também são uma boa maneira de se relacionar com os seus leitores, por isso sempre responda e interaja com eles.

Ufa! Este com certeza é um dos artigos mais importantes do Blogs de Moda, e se você leu tudo, já mostra que tem grande potencial de aumentar suas visitas. Depois de tanta informação, vamos recapitular:

Como atrair mais visitas ao seu blog ou site

  • Defina suas palavras-chave de acordo com seu conteúdo
  • Escolha títulos interessantes que chamem o leitor
  • Siga regras básicas de SEO para rankear melhor no Google
  • Escolha boas imagens e não esqueça que os nomes delas são tão importantes quanto o título do artigo
  • Escreva bons artigos, repetindo as palavras-chave
  • Divulgue seu blog e compartilhe nas redes sociais

Gostou desse artigo? Então compartilhe, comente e cadastre-se em nossa newsletter para receber as novidades do Blogs de Moda em primeira mão.

Blogs de Moda blogs de moda coracao Como ganhar dinheiro com um blog

Author

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.