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Se você possui um blog e deseja realizar parcerias com marcas, ganhando dinheiro ou produtos, é essencial que você tenha um mídia kit. Ele funciona como uma vitrine do blog, mostrando todos os dados importantes sobre o seu trabalho.

Hoje vamos compartilhar todas as informações relevantes de como criar um mídia kit – o que é, quais informações você deve incluir e como fazer. Ao final, ainda disponibilizamos um modelo para que você possa se inspirar e uma surpresa (vale a pena conferir)! 

O QUE É UM MÍDIA KIT?

O mídia kit é um documento que contém todos os dados e estatísticas sobre o seu blog. Geralmente, o mídia kit é enviado a potenciais parceiros e marcas para que eles conheçam as informações mais relevantes sobre seu conteúdo e principalmente sobre sua audiência. Neste documento também são listadas as formas de parcerias que o blog pode fazer, indicando as condições e valores para os serviços que você oferece.

Se você tem interesse em colaborar com alguma marca, você definitivamente precisa ter um mídia kit pronto para ser enviado. Ele não apenas faz seu blog parecer mais profissional, como também mostra ao seu potencial parceiro por que ele deve trabalhar com você.

O QUE DEVE CONTER SEU MÍDIA KIT?

O mídia kit pode ser composto de centenas de informações, mas listaremos aqui as mais importantes:

1. Breve biografia sobre a blogueira e o blog. É importante colocar a descrição sobre o blog e informações sobre há quanto tempo ele existe, quais são os tópicos sobre os quais você escreve e qualquer outra informação que você julgue importante para o parceiro em particular (por exemplo, uma coluna semanal sobre decoração quando tratar com uma marca de móveis).

2. Estatísticas. As marcas querem saber quais resultados elas podem esperar de uma parceria com seu blog. Como é muito fácil medir os resultados de uma campanha digital, é importante que você informe claramente qual a sua audiência e abrangência. Os seguintes tópicos devem estar inclusos no seu mídia kit:

  • Seguidores: nas redes sociais, feeds, etc.
  • Número de visitas únicas mensais
  • Número de pageviews mensais
  • Dados demográficos sobre os leitores como média de idade, gênero, localização geográfica, etc.

E se em uma das suas redes sociais você possui apenas 15 seguidores? Se alguma de suas redes sociais possui uma estatística muito abaixo das outras, apenas deixe de mencioná-la no mídia kit.

E se você é uma blogueira iniciante? Você pode não ter números muito expressivos para compartilhar, porém com certeza deve ter algum crescimento na audiência que possa mencionar. Por exemplo, “nos últimos 30 dias houve um aumento de 200% no meu número de seguidores no Instagram”. Assim você mostra que seu blog está no processo de crescimento!

Não sabe como obter esses dados? Veja + Como configurar e usar o Google Analytics

3. Imagens e gráficos. Como você já pôde perceber, o mídia kit é composto por muito texto! Por isso mesmo é importante adicionar algumas imagens e gráficos interessantes para “quebrar” o conteúdo e gerar mais interesse na leitura.

Procure utilizar a mesma cartela de cores e estilo do blog. Não esqueça de adicionar o seu logo e também uma foto sua na descrição (pode ser a mesma que você utiliza no blog).

4. Opções de parcerias. Nesta parte do mídia kit você deve demonstrar todas as opções de parcerias que você oferece no blog e os valores para cada uma delas. Algumas opções comuns são: publiposts, banner superior ou na barra lateral, resenha de produtos, sorteios e divulgação nas redes sociais.

É claro que você não precisa incluir todas essas opções. Escolha somente aquelas que você tem interesse em realizar no blog!

5. Depoimentos e trabalhos anteriores. Caso você já tenha realizado alguma parceria, é interessante incluir essas informações em seu mídia kit. Isso pode ser feito apenas com a inclusão dos logos das marcas com as quais você trabalhou ou um estudo mais detalhado sobre a campanha e os resultados. Essas informações dão mais credibilidade ao seu blog!

6. Informações de contato. Para finalizar, é importante mostrar ao seu potencial parceiro como entrar em contato. Você pode também incluir os links para as suas redes sociais, encorajando a marca a conhecer melhor seu blog.


Para quem quiser se inspirar no nosso modelo, é só clicar abaixo:

modelomidiakit


 

Author

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

16 Comments

  1. Parabéns pelo post… Já havia um tempo que estava procurando sobre o mídia kit, e esse post ajudou bastante. E vamos ver se dessa vez tenho sorte com o sorteio rs.

    • Oi Daniela,
      muito obrigada pelo elogio! Sempre é possível melhorar, né?
      Beijos!

  2. Oi, Marcela! Tudo bem?
    Obrigada pelo post! Foi super útil!
    Gostaria de saber se eu posso alterar a cor do Mídia Kit. Só para seguir a identidade do meu blog. Se sim, como eu faço isso? rsss.. Desculpa o incômodo…
    Beijos e sucesso pra você!

    http://blogdaana.com.br

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