blogueira de sucesso

Como criar um blog de sucesso? Estando nesse meio há alguns anos, percebi que essa é a principal dúvida que surge quando alguém pensa em ter um blog.

Histórias sobre pessoas que começaram como um hobbie e hoje tem milhares de visitas e seguidores não faltam. Mas como será que elas alcançaram resultados tão bons? O que elas fizeram de diferente para conseguirem ter um blog de sucesso?

Mesmo com tanta competição, ainda é possível se destacar e até mesmo transformar um blog em um negócio lucrativo.

Mesmo que não seja a sua ideia atual transformar o seu blog em negócio, sei que ninguém quer trabalhar, se esforçar, passar horas no computador e não ver resultados com isso.

Com certeza você sabe que o sucesso não vem do dia para a noite. Afinal, “todo mundo precisa trabalhar duro antes de ver resultado”, certo?

Veja bem, eu acredito que sim, a gente precisa trabalhar dedicação. Mas o principal é ter um propósito. Por isso, se você não consegue alcançar resultados, talvez esteja apenas perdendo tempo.

A boa notícia é que qualquer pessoa pode conseguir ser uma blogueira de sucesso. Se esse é o seu objetivo, confira as dicas que preparei para você.

Saiba o seu propósito

Como eu já falei, é preciso saber o que você quer de verdade.

Escrever por diversão ou levar a sério? Ser reconhecido pelo que você faz na internet? Talvez trabalhar com isso no futuro?

Somente sabendo onde você quer chegar é que você poderá estabelecer o caminho para alcançar suas metas. Não adianta ficar gastando tempo e energia para criar posts e mais posts sem ter ideia do que você quer exatamente.

Então, antes de qualquer coisa, defina suas metas e o seu propósito. Você verá que tudo ficará mais claro!

Invista (da maneira certa) no seu projeto

Qualquer projeto demanda um investimento. Tanto de dinheiro, como de tempo.

Se você quer fazer o seu blog dar certo, você precisa saber como fazer os investimentos certos para isso acontecer.

1. Domínio e hospedagem

Seu primeiro investimento, caso você ainda não tenha, deve ser em um domínio próprio e uma hospedagem de qualidade. Afinal, quantos blogs famosos você conhece que não tem um domínio próprio?

Se você ainda está na fase de criação do seu blog, confira o guia onde eu mostro o passo a passo de como criar um blog, ensinando onde comprar o seu domínio e como configurar a sua hospedagem.

2. Layout

Outro investimento importante é no design do seu blog. Escolher um layout pago te dará muito mais opções de personalização, o que fará seu blog parecer mais profissional.

Na internet a primeira impressão é a que fica! Se o seu blog não conquistar o visitante logo nos primeiros segundos, você já perdeu um leitor. As pessoas querem bater o olho e gostar do que estão vendo. Ou seja, por melhor que seja o seu conteúdo, é muito importante investir em um design de qualidade.

3. Conhecimento

Ter um blog vai muito além do que saber escrever e criar posts.

Quem se destaca de verdade tem conhecimento em diversas áreas que formam a base de um blog de sucesso.

Não basta criar uma página e adicionar conteúdo de qualquer forma.

É preciso entender sobre tráfego, geração de conteúdo otimizado, público-alvo, branding, mídias sociais e etc. Para quem deseja ter um blog de sucesso, eu diria que esses conhecimentos são mais do que importantes, são essenciais.

Se você tiver interesse em aprender mais sobre todos esses itens, então recomendo que dê uma olhada no meu curso.

Lá disponibilizo muito mais informações e algumas estratégias avançadas para você conseguir ter um blog de sucesso da maneira mais efetiva e rápida possível. Não, antes que você pense, não é uma fórmula nem um botão mágico. Mas são conhecimentos essenciais para quem quer chegar lá.

4. Tempo

Você não vai alcançar o sucesso do seu blog rapidamente. Você precisará investir seu tempo nisso.

E nesse tempo, pode ter certeza que existirão momentos em que você pensará em desistir.

Voltar a navegar tranquilamente na internet, passar horas no Facebook ou lendo outros blogs parecerá muito mais fácil. E claro que é. Mas o que diferencia um blog do outro é a persistência. E pode ter certeza de que a recompensa por essa persistência irá valer a pena.

O que vem rápido, vai rápido. O que você alcançar investindo o seu tempo, permanecerá.

Sendo o tempo um bem tão precioso, você não quer gastá-lo com coisas inúteis, não é mesmo?

Saiba quando e como postar

Se você se dispôs a ter um blog, inevitavelmente precisará estar bem informada. Para ter um blog de sucesso, não deixe para contar a novidade, falar sobre a tendência ou comentar um assunto depois que todo mundo já escreveu sobre isso. Ou seja, quanto antes você conseguir postar, ser a primeira a dar a notícia ou comentar sobre a tendência do momento, mais se destacará.

Além de trabalhar para ser a primeira, você também precisa diversificar os seus posts. Crie vídeos ou infográficos para complementar o seu conteúdo, adicione frases que possam compartilhadas no twitter, encante o seu leitor oferecendo sempre mais.

Foque em um nicho

Nesse ponto muitas blogueiras erram. Não adianta querer abraçar o mundo e tentar falar sobre tudo e agradar a todos. Isso é impossível e não rende resultados. Em vez disso, foque em um nicho específico.

Para escolher o seu nicho, você deve pensar em assuntos que realmente gerem o interesse de um público determinado, e que além disso você goste e domine o suficiente. Não basta simplesmente amar aquilo sobre o que você fala.

Veja por exemplo esse blog. Aqui eu poderia falar sobre moda, tendências, looks e muito mais, mas eu escolhi ter como foco principal para tudo que eu publico “dicas para quem tem um blog”.

É dessa forma que se torna possível criar autoridade em um nicho, sendo reconhecido por isso.

Crie um cronograma

Manter o blog sempre atualizado é uma das formas de se manter os leitores sempre por perto, e para isso organização é tudo!

Você não precisa ter o seu mês inteiro programado. Acredite, eu sei o quanto isso pode parecer difícil! Mas é importante pelo menos ter uma lista de ideias e alguns rascunhos para os seus próximos posts.

Definir dias específicos da semana para postar também pode ajudar a criar um cronograma que funcione na sua realidade.

Você pode usar um plugin para te ajudar a programar o seu calendário de posts, ou anotar tudo em uma agenda ou documento no computador. O importante é ter um cronograma e saber quando os seus próximos 2 ou 3 posts serão publicados.

Faça diferente

Muitas pessoas pensam que é impossível conseguir fazer sucesso em uma área que já é muito explorada, como por exemplo moda ou tecnologia, mas o fato é que sempre existe espaço para quem faz bem feito.

Você não precisa quebrar a cabeça pensando em como concorrer com os grandes nomes que já estão há muito mais tempo que você no mercado. Muito menos tentar fazer a mesma coisa que já está sendo feita. Você deve pensar em como você pode alcançar o seu espaço através de um diferencial.

Seguir fórmulas prontas que já deram certo não é o melhor caminho.

Faça diferente do que já existe. Analise quem são os seus concorrentes e encontre os seus pontos positivos e negativos. Assim você poderá encontrar um jeito de trabalhar exatamente onde estão os pontos fracos destes outros blogs, traçando seu caminho para ter sucesso.

Aventure-se pelo desconhecido, criando conteúdo atraente e repleto de novidades.

Não tente tudo ao mesmo tempo

A blogosfera é vasta, cheia de informações e formas de se trabalhar.

A minha dica é: não tente tudo ao mesmo tempo.

Por exemplo, existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com um blog. Isso não significa que você deva tentar todas de uma só vez e ver qual dá certo. Provavelmente você não se esforçará o suficiente em nenhuma, e assim terá poucos resultados. Nada vai parecer funcionar.

Já quando você focar em uma meta e trabalhar bastante para chegar lá, indo degrau a degrau, os resultados começarão a aparecer.

Sua primeira meta pode ser aumentar os acessos do seu blog. Depois conseguir mais seguidores. Depois monetizar seu conteúdo.

Você deve encontrar um sistema que funcione para você, e seguí-lo sem desviar do caminho. Pode ser difícil se manter nessa jornada, mas quem disse que iria ser fácil?


O próximo passo para um blog de sucesso…

Ter um blog de sucesso hoje em dia significa ter o poder de influenciar milhares de pessoas com suas ideias, disseminar informações sobre os mais variados assuntos e possuir um poderoso instrumento de marketing para a divulgação de produtos e serviços.

Por exemplo, para se ter uma ideia da relevância dos blogs de moda atualmente, a busca por “blog de moda” no Google cresceu 2.275% nos últimos cinco anos.

Esse número que significa mil vezes mais do que as buscas por todos os termos da categoria moda, segundo dados do Google Insight.

É normal que as grandes blogueiras de hoje estejam nas capas de revistas e primeiras filas dos desfiles, ganhem inúmeros presentes – que vão desde roupas, acessórios e produtos de beleza até viagens internacionais – e recebam salários muito maiores do que se estivessem inseridas no mercado de trabalho comum.

Inclusive, muitas delas já deixaram suas profissões de lado para trabalhar com um blog, mas para alcançar tudo isso, é preciso encarar com seriedade o trabalho, levando o blog como uma profissão.

Foto de perfil de Marcela
Autora

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

Deixe o seu comentário!