como-criar-um-blog-de-sucesso

Você adora escrever e compartilhar experiências, dicas e histórias? Se você quer criar um blog que se destaque, mas não sabe como colocar esse plano em prática, esse post é para você.

Hoje em dia, é possível encontrar blogs que começaram como um simples hobbie e se transformaram em uma carreira profissional, alcançando e influenciando milhares de pessoas.

É muito recompensador trabalhar com aquilo que amamos, mas infelizmente eu vejo que muitas pessoas deixam o seu sonho para trás por não saber por onde começar ou pensar que o processo de criar um blog é muito caro ou complexo.

Mas não é! Por isso eu criei este guia passo-a-passo com tudo que você precisa saber para criar um blog, mesmo que você não tenha ideia nem por onde começar. Você vai aprender como registrar um domínio próprio, contratar um serviço de hospedagem e instalar o WordPress – tudo isso em alguns poucos minutos!

Existem várias maneiras de criar um blog, mas você só terá controle total sobre ele usando a plataforma WordPress em um servidor próprio. Esse é um investimento que realmente vale a pena, mesmo para quem está começando.

Aqui você vai aprender como criar um blog nos seguintes passos:

1. Como registrar um domínio próprio

2. Como contratar uma hospedagem

3. Como configurar sua hospedagem

4. Como instalar o WordPress

5. Como instalar um tema no WordPress

Passo #1: Registrar um domínio

A escolha do domínio é o primeiro passo da criação de um blog e também uma das etapas mais importantes – a escolha do domínio nada mais é que a escolha do nome do blog. Essa escolha (quando é bem feita) poderá influenciar muito no seu sucesso. O nome de domínio deve ter relação com o conteúdo que você irá disponibilizar no seu blog, além de ser curto e de fácil memorização.

Você pode fazer o registro do seu domínio de duas formas:

Opção 1) através do site registro.br

Opção 2) no momento em que for contratar a sua hospedagem.

Em qualquer um dos casos o custo para registro é de R$30,00 por ano. Caso você escolha a opção 2, veja como fazer o registro no passo #3.

Passo #2: Contratar uma hospedagem

A hospedagem serve para colocar e manter o seu site online. Existem milhares de serviços de hospedagem disponíveis, porém escolher um serviço de confiança pode evitar muita dor de cabeça no futuro. Baseada na minha experiência ao longo desses anos, eu indico a HostGator. Acredito que essa empresa é a melhor opção por algumas razões:

  1. A HostGator é uma empresa grande e muito conhecida.
  2. Eles dispõem de um ótimo serviço de suporte.
  3. Os preços são bem acessíveis, com planos que iniciam em R$9,99 por mês.
  4. Todos os planos oferecem espaço, transferência e contas de e-mail com o nome de domínio ilimitados.

Ação: Clique aqui para escolher o seu plano na HostGator. Vou te guiar nos próximos passos a seguir.

como criar um blog passo-a-passo

Passo #3: Configuração da hospedagem e domínio

Após escolher o seu plano na HostGator, você chegará a página de pagamento. Neste momento, caso você ainda não tenha registrado um domínio, você deverá escolher a opção “Registrar um novo domínio” e verificar se o nome escolhido está disponível.

+ Veja como escolher um nome criativo para o blog (quando todos já estão tomados)

como criar um blog passo-a-passo

Após definir um nome de domínio disponível, insira todos os dados solicitados e finalize o pagamento.

Você irá receber todas as informações sobre a sua conta em seu e-mail cadastrado na HostGator através de uma mensagem de boas vindas. Verifique as seguintes informações neste e-mail para fazer login em sua conta:

como criar um blog passo-a-passo

Caso você tenha escolhido registrar o seu domínio diretamente (opção 1), você deverá acessar sua conta no site registro.br, selecionar o seu nome de domínio e alterar as informações de DNS conforme os campos “nameserver 1” e “nameserver 2” informados no e-mail:

como criar um blog

Passo #4: Instalação do WordPress

Acesse o endereço do Painel de Controle (cPanel) e faça o login com os dados de usuário e senha informados no e-mail recebido. Você chegará a página inicial do seu cPanel, onde poderá fazer a instalação do WordPress. Role a página até encontrar o link para o QuickInstall.

como criar um blog passo-a-passo

Acessando o QuickInstall, clique em WordPress na barra lateral à esquerda e em seguida aperte em “continue”.

como criar um blog passo-a-passo

Em seguida, preencha os campos selecionando o domínio que foi comprado e colocando seu e-mail, título do blog, nome de usuário, seu nome e sobrenome. A senha será informada após a instalação estar completa.

como criar um blog passo-a-passo

Pronto! Agora é a hora de acessar o seu novo blog Wordpress. Você receberá uma mensagem no e-mail informado com os dados de acesso. O link para o painel de controle do seu novo blog no WordPress deverá ser algo no formato “SeuNomeDeDomínio.com.br/wp-admin“.

como criar um blog passo-a-passo

Informe o nome de usuário que você definiu ao fazer a instalação e a senha informada para fazer login. Você agora estará dentro do seu painel do WordPress, onde poderá fazer todo o gerenciamento do seu blog. É ali onde você adicionará posts e fará todas alterações em seu blog.

Passo #5: Instalação do tema no WordPress

No seu primeiro acesso seu blog estará todo em inglês. Para alterar o idioma para o português, acesse Settings > General > Site Language e mude para português. Clique em “save changes” e seu painel estará em português!

como criar um blog passo-a-passo

Agora acesse Aparência > Temas. Você poderá adicionar um tema que você tenha comprado ou então escolher uma das opções oferecidas pelo WordPress.

Caso em um primeiro momento você prefira escolher um layout gratuito do WordPress, navegue pela galeria de temas e ative o seu preferido.

Agora que você já tem um blog, veja os próximos passos para ter um blog de sucesso aqui.


 

Author

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

Write A Comment