como-escolher-nome-criativo-blog

Você decidiu criar (ou reformular) um blog e então você começa a preparar tudo para ser do jeito que você imagina. Porém, uma das primeiras coisas que deve ser definida é também uma das mais importantes e difíceis: o nome do blog! Só quem já tentou cadastrar um novo domínio nos dias de hoje sabe o quanto é difícil encontrar algum ainda disponível. No mundo dos blogs, então, parece que todos os nomes legais já foram tomados.

Pensando nisso, resolvi falar sobre como escolher um nome de forma criativa. Mas antes de tudo, deve-se ter em mente a importância de encontrar um nome que realmente “fale” com você e sobre você. Por isso mesmo, é algo que não deve ser feito de maneira apressada.

O ideal é que o nome do seu blog te acompanhe para sempre (ou pelo menos por um bom tempo) e por isso é tão importante que você só decida quando tiver certeza que achou o nome ideal. Vamos lá!

1. Comece com um papel em branco

Faça um brainstorm, ou seja, escreva todas as ideias que forem passando pela sua cabeça no papel. Vale a pena colocar o assunto sobre o qual você pretende tratar no blog no centro da folha e relacionar palavras ao seu redor. No final deste exercício você terá algumas opções para analisar.

2. Combine o assunto do blog com algo que você ame

Aqui a sua imaginação é o limite! Se você quer falar sobre moda, que tal misturar uma peça de roupa com algum adjetivo divertido? Ou então seu animal favorito? Vá a fundo nas suas referências pessoais e coloque toda a sua personalidade e criatividade ao seu favor!

3. Pense localmente

O local onde você mora também pode servir para compor o nome do blog, além de ser bom para o seu SEO. Assim, quando alguma pessoa ou marca buscar por blogs de “X” cidade ou estado, você provavelmente se destacará.

4. Escolha um nome fácil de ser lembrado

É claro que você quer que os seus leitores consigam se lembrar do nome do seu blog, não é mesmo? Por isso mesmo, dê preferência por nomes fáceis de escrever e de lembrar. Além disso, evite que o seu nome tenha letras repetidas em sequência, pois isso dificulta a escrita.

5. Não se baseie em uma moda do momento

É normal que as pessoas mudem de gostos e preferências. Modas vem e vão. Por isso, não baseie o nome do seu blog em algo que possa ser passageiro e que logo você não se identifique tanto assim.

6. A inspiração pode estar em qualquer lugar

É possível perceber que algumas blogueiras de sucesso não tiveram tanto trabalho para definir um nome (veja o Blog da Thássia por exemplo), enquanto outras podem ter demorado um bom tempo para encontrar algo que gostassem. Isso serve para mostrar que a inspiração pode vir facilmente quando menos esperamos ou então ser difícil de encontrar.

O que vale é lembrar que qualquer nome pode funcionar se ele for realmente autêntico e captar a sua essência. O fato é que o blog como um todo (aliado a um bom conteúdo) é o que determinará o seu sucesso. Esqueça as regras e boa sorte!

Você achou que essas dicas te ajudaram a escolher o nome do seu blog? Conta para mim nos comentários.

+ Como registrar um domínio “.com.br” na internet

Layout do blog: 5 dicas para melhorar o seu design

Author

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

12 Comments

    • Que bom que gostou, obrigada por deixar seu comentário Carolina!
      Por sinal, adorei o nome que você escolheu! Beijos

  1. parabéns pelo blog,estava procurando uma ideia para o blog e fiz o que você falou(pegar um papel e escrever algo que tenha a ver com o assunto do meu blog),fiz isso e deu certo muito obrigada mesmo:) beijos!!!

    • Que legal que deu certo!!
      Agora fiquei curiosa para saber qual será o nome do blog! Depois conte aqui para a gente 🙂

  2. Ótimas dicas… Vão me ajudar bastante. Mil idéias surgindo.

  3. Cleydiane araujo Reply

    Gostei das dicas estou pensando seriamente em entra nessa nova profissão “bloguera”
    Mas vou estudar o assunto mais um pouquinho.

  4. HOSANA GARCIA TIMOTE Reply

    Oi Marcela
    Tenho um blog mas ainda não tenho um nome específico.
    Também tenho um instablog onde o meu objetivo é inspiração em moda Evangélica. Mas o meu insta está com meu nome @hosa_timote como não sou uma blogueira queria mudar o nome mas está difícil escolher. Se possível você pode me ajudar? Meu sonho é tirar fotos com looks mas no momento ainda não consegui. Então estou decidindo mudar o nome e seguir somente com Inspirações e também divulgação de lojas.
    Amei seu posto e se puder me ajudar agradeço de coração mesmo 😍😘

    Hosana

Write A Comment