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Caso você trabalhe com um site ou blog na internet, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o assunto. SEO é a sigla para Search Engines Optimization, ou seja, otimização do site para os mecanismos de busca (como o Google, por exemplo). Trabalhar o SEO do seu blog é fundamental para melhorar o seu posicionamento nas páginas de resultados orgânicos – não pagos – nos sites de busca.

Isso tudo porque quanto melhor colocado o seu blog estiver para determinada palavra-chave, mais visitas ele receberá, e o SEO nada mais é que um conjunto de estratégias para colocar o blog nessas primeiras posições. Em termos gerais, se sua página é bem relevante ao algoritmo do Google, ela deve aparecer bem posicionada nos resultados de uma ou mais consultas.

Porém, vale lembrar que esse trabalho deve ser feito dia após dia, já que os resultados não são imediatos e dependem de uma série de fatores (dizem que até 200 fatores podem influenciar no posicionamento de um site nos resultados do Google). Sim, este é um assunto bem técnico mas que vale a pena ser explorado, por isso compartilho aqui com vocês um resumo com algumas dicas valiosas que aprendi ao longo dos tempos.

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Url amigável

Como já falei no artigo “como atrair mais visitas ao seu blog”, o título dos posts são extremamente importantes para um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Mas além do título, deve-se prestar muita atenção na url que cada matéria terá. Por exemplo, nada adianta um bom título caso a estrutura do seu site crie url’s com letras e números como “seudominio.com.br/p=0284756”. As palavras-chave do post devem aparecer tanto no título como na url, no mesmo formato que o Blogs de Moda utiliza.

Plugins de SEO

Existem vários plugins disponíveis para tornar bem simples uma das partes mais importantes do SEO, que é o formato que cada post irá aparecer no Google.

Com esses plugins é possível determinar qual será o título e o resumo de cada post que aparecerá no Google quando o seu blog aparecer. Se você usa o WordPress, recomendo que baixe o plugin SEO WordPress by Yoast, um dos mais completos e úteis que existem.

Título das imagens

Diferentemente dos nossos olhos, os robôs do Google e outros sites de buscas não conseguem visualizar o conteúdo das imagens postadas e por isso nós temos que ajudá-los a entender o que elas significam. Assim, é essencial que suas imagens tenham títulos condizentes com o conteúdo do post. Outro item importante na imagem é o texto alternativo, o famoso “alt” das imagens. Utilize esse espaço para inserir mais palavras relacionadas com o conteúdo do seu artigo.

Blog sempre atualizado

Os robôs do Google visitam seu site de acordo com a frequência que ele é atualizado e por isso quanto mais constância nas atualizações, melhor para o seu blog. Vale lembrar que é interessante também não “postar só por postar”, ou seja, criar sempre conteúdo relevante é fundamental.

Relacione conteúdo ao seu próprio conteúdo

Crie links internos nas suas postagens relacionando outros posts em seu texto.

Conteúdo duplicado

Você sabia que o Google é capaz de saber todo o conteúdo já publicado em todos os sites que existem? Quando se escreve algo nas mesmas palavras o conteúdo é considerado duplicado e podem ser tirados “pontos” por isso. Assim, é importante criar conteúdo original e citar as fontes quando copiar alguma coisa.

Navegação

Um blog com navegação intuitiva, limpa e simples garante pontos extras com os buscadores. Também é muito importante que o seu blog tenha um campo de busca na página inicial, facilitando a vida dos seus leitores.

Imagem: infográfico Agência Heat

Author

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

7 Comments

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  5. Domingos Ferrerira Reply

    Parabéns pelo seu blog, suas dicas são de grande valor!
    Valeu

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