como-encontrar-nicho-blog

Hoje vamos falar sobre algo de extrema importância para qualquer pessoa que tem um blog: como encontrar o seu nicho perfeito. Mas para começo de conversa, precisamos entender melhor o que significa ter um blog de nicho e porque isso é tão importante.

Quando não se tem um nicho definido, o blog muitas vezes acaba se tornando uma “salada de frutas” de vários assuntos que não se conectam entre si. Moda, viagens, culinária, tutoriais – são tantas opções! Isso pode inclusive causar certa confusão no leitor, que nunca sabe o que irá encontrar.

Definir um nicho significa ter um foco claro sobre quais tópicos são tratados no blog e saber que todo esse conteúdo faz sentido junto, trabalhando em uníssono para alcançar uma audiência mais específica e interessada.

Isso além de facilitar seu trabalho na hora de produzir conteúdo, também torna o blogueiro um certo tipo de especialista no que fala. Além do mais, posicionamento é tudo em qualquer negócio! Por isso mesmo, quero compartilhar algumas dicas sobre como definir o seu nicho e focar nestes assuntos para que seu blog tenha mais relevância na internet.

PRIMEIRO DE TUDO, SOBRE O QUE VOCÊ DESEJA FALAR?

Analise todos os assuntos que você trata no blog. Existe algum (ou vários) que pode ser excluído? Se você escreve sobre muitas coisas atualmente, tente eliminar aquelas que não são tão importantes para você.

Sei como muitas vezes é difícil reduzir o número de tópicos e focar em algumas poucas categorias. Por isso mesmo, em um primeiro momento os assuntos não precisam estar todos conectados, mas tente criar em torno de 3 a 5 mini grupos de tópicos para ter uma ideia de qual direção tomar e vá percebendo o que te agrada mais. Lembrando que quanto mais especializado for o blog, melhor!

POR QUE AS PESSOAS VISITAM SEU BLOG?

Já parou para pensar sobre isso? Você sabe o que o seu público procura encontrar quando entra no seu blog? Será que eles querem ler sobre resenhas de livros ou ter dicas de decoração? Conhecer sua audiência é fundamental para focar nos assuntos certos!

Existem muitas maneiras de descobrir o que buscam seus leitores, como por exemplo analisando a origem das visitas através do Google Analytics, vendo quais posts geram mais cliques e comentários ou até mesmo fazendo pesquisas periódicas.

USE SUA EXPERIÊNCIA

Todo mundo que já tentou falar sobre algo que não conhece sabe a dificuldade que isso pode ser, e por isso mesmo é tão interessante usar suas próprias experiências e estilo de vida para definir o seu nicho. Fale sobre o que você já estudou ou coisas que fazem parte do seu cotidiano e você conhece bem.

Por fim, seja qual for o nicho que você escolheu, sempre tenha certeza de que é algo com o qual você se identifica o suficiente para fazer seu blog “brilhar”. Encontrar um nicho é só o primeiro passo, manter seu público por perto e oferecer seu ponto de vista único é o próximo!

+ Onde encontrar inspiração para postar

Como criar um mídia kit para o seu blog (+ modelo grátis)

Author

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

7 Comments

  1. Nossa, já cometi este erro de fazer um blog, querer falar de tudo e acabar não falando de nada. Quando a gente escolhe um nicho fica muito mais fácil conquistar a nossa audiência e construir autoridade. Amei a dica!

    • Esse é um “erro” super comum, mas que bom que você já encontrou seu nicho 😉

  2. Caroline Leal Reply

    Boa tarde, sou louca para criar um blog sobre moda. Amo moda apesar de não saber falar sobre isso.
    Nao quero ganhar dinheiro nem nada – óbvio se conseguir vai ser um bônus – mas só queria escrever e passar alguma coisa aos leitores, mas não tenho a mínima idéia do como escrever sobre isso, do que precisa ou de como se faz. Poderia me ajudar?

    * Seu blog é otimo, ja li varias matérias e você esta de parabéns.

    • Oi Caroline,
      Se interessar pelo assunto é essencial, eu diria que é o primeiro passo para se criar um blog.
      Agora você pode começar a pesquisar e estudar um pouco sobre moda para poder passar os seus conhecimentos para seus leitores! Não existe uma fórmula, mas vale a pena você se inspirar em outras blogueiras que você admira para ver como elas fazem.
      Esperamos ter ajudado! Beijo

  3. Pingback: Estudo mostra que 2016 é um excelente ano para ser uma blogueira de moda e beleza | Blogs de Moda

  4. Nossa eu estava nessa de falar de tudo, porque as blogueiras famosas fazem isso certo? Não errado, elas sempre tem um foco, uma vez ou outra falam de outro assunto, graças a Deus uma amiga me avisou a tempo de mudar e focar no que realmente quero! Meu blog e assim consegui encontrar o meu nicho que é moda, isso me deixou muito mais focada e ficou tudo mais fácil, pois dedico todo o meu tempo estudando esse nicho só! Não perco mais tempo estudando vários assuntos! Obrigada por ajudar a gente, eu já devorei muitos posts seus!!! E estou super ansiosa para o seu workshop!

    Luana Passete
    http://www.lefshop.com.br/

    • Luana, eu diria que escolher um nicho bem definido é a principal dica que eu posso passar! Sério, ignore todo o resto, mas tenha um nicho!
      Brincadeiras a parte, fico muito feliz em saber que você está gostando do meu trabalho! Também estou super ansiosa para o workshop! 🙂

Write A Comment