como-fazer-blog-crescer-melhores-estrategiasComo muitas outras blogueiras, você provavelmente começou a blogar cheio de entusiasmo e energia, mas acabou percebendo que alcançar resultados reais não é tão fácil quanto parece.

É verdade sim que um blog pode ser um negócio lucrativo, com uma comunidade ativa de pessoas interessadas em seu conteúdo. Porém, é verdade também que grande parte das blogueiras não “chega lá”. 

Se você sente vontade de dar um passo a mais na direção de um blog de sucesso, temos boas notícias: existem algumas estratégias que, quando bem aplicadas, ajudam a fazer um blog crescer mais rapidamente. Sim, blogar é amor, mas também é estratégia!

Quer começar a levar o seu blog mais a sério? Então aqui estão as principais dicas para você colocar em prática o quanto antes e começar a fazer o seu blog crescer:

1. Dedique seu tempo e energia

Essa série de dicas não poderia começar de outra forma. Para crescer, um blog demanda tempo e energia. Não tem outro jeito. Essa é uma das maiores verdades sobre um blog de sucesso.

Assim como qualquer outra meta que você tenha em sua vida, é preciso dedicação para alcançá-la. Por isso, por mais que atualmente você ainda não tenha muitas visitas, tente agir como se estivesse se comunicando com uma multidão. Esqueça qualquer pensamento como “ah, ninguém vai ler isso mesmo” e dedique todo o tempo que tiver disponível para o seu blog. Todo esforço tem resultado.

2. Não hesite em investir no seu blog

Esse ponto é importante. Se você decidiu que quer ter o seu blog como algo mais sério, não “economize” no que é essencial. Um domínio próprio, um servidor de hospedagem e um bom layout são os três primeiros itens que merecem o seu investimento. Com eles, sua imagem virtual já será mais profissional e respeitada. Também invista em cursos e ferramentas que possam facilitar o seu trabalho.

Pense bem. Quais outros hobbies podem se transformar em um negócio sério? Então, se você quer realmente que o seu blog cresça, tenha em mente o quanto ele vale. Isso pode inclusive te ajudar no passo anterior, dando uma motivação extra para se dedicar ao trabalho.

3. Aprenda SEO

Sem saber SEO dificilmente você conseguirá fazer com o que o seu blog se destaque. Um bom trabalho de SEO é capaz de levar os seus posts aos primeiros resultados do Google, o que pode significar centenas – ou até milhares – de visitas a mais no seu blog.

Além disso, você não atrairá apenas novos leitores. Você também conseguirá chamar a atenção de eventuais parceiros, que sempre irão ter a preferência por blogs bem posicionados no Google.

4. Use o Pinterest como uma ferramenta de buscas

Por muitas pessoas o Pinterest ainda é visto como mais uma rede social onde se pode compartilhar imagens bonitas. Isso é um grande engano! O  Pinterest pode ser um ótimo aliado ao Google – ou até mesmo a principal fonte de acessos de um blog.

Assim como existe o SEO que é feito para o Google, existem formas de se otimizar o conteúdo compartilhado no Pinterest para que ele seja encontrado por mais pessoas. Veja mais sobre o assunto na página do curso Pinterest Expert.

5. Construa uma marca, não apenas um blog

Em outras palavras: seu blog deve ser consistente. Além de um layout profissional, é importante que você tenha o seu próprio guia de estilos. Isso significa criar uma imagem com “a sua marca” que as pessoas conseguem reconhecer e distinguir. O recomendado é ter uma paleta de cores para seguir, definir em torno de três fontes para usar e ter um estilo gráfico para respeitar. 

6. Crie uma lista de emails

Enviar um email é uma das formas mais pessoais e efetivas para conseguir entrar em contato com a sua audiência. As regras e os algoritmos das redes sociais estão sempre mudando, enquanto que por outro lado, você sempre terá controle absoluto da sua lista. Sendo assim, criar uma lista de emails é a única forma de garantir que você sempre terá como estabelecer uma conexão direta com os seus leitores.

7. Lembre-se: postar é apenas um pedaço do trabalho

Não se esqueça da importância de fazer uma divulgação eficiente do seu trabalho e também complementar o conteúdo do blog com uma participação ativa nas redes sociais. Elas aproximam você dos seus leitores e são também ótimos lugares para divulgar a sua imagem e os seus posts.

Além disso, ainda existe a necessidade de responder comentários, planejar seu calendário editorial e etc.


Ficou com alguma dúvida? Estamos aqui para respondê-las nos comentários. Também adoraríamos saber quais são as suas dicas para fazer um blog crescer!

Foto de perfil de Marcela
Autora

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

38 Comentários

  1. Hey.
    Acho super válido post como este, cheio de dicas úteis sobre o crescimento de blogs. Pois tem pessoas que monta um blog só pq é modinha e isso está poluindo de mais as redes sociais, youtube com um monte de bobagens, penso que se a pessoa quer criar um blog, que leve o trabalho a sério e faça o melhor que poder! Todo mundo praticamente tem um blog, o mal feito acaba tirando a oportunidade dos melhores de trabalhar com isso. É triste! Curti o post. Até a próxima, abraço quentinho. Shee.
    http://www.desenhandomoda.com.br
    http://www.projectinline.com.br

    • Foto de perfil de Marcela

      Receber um comentário assim é muito gratificante para nós! Acreditamos demais que a blogosfera brasileira tem muito a aprender e crescer ainda. Por isso nos dedicamos tanto a ajudar quem tem real interesse em manter um blog com amor e como algo sério!
      Ainda assim, também acreditamos que aqueles que fazem um bom trabalho sempre terão o seu lugar garantido. Você com certeza é uma dessas pessoas!
      Beijos

    • Foto de perfil de Marcela

      Oi Fernanda,
      Ficamos felizes! Desejamos muito sucesso para o seu blog! Todo trabalho feito com bastante dedicação e amor tem resultados.
      Beijos

    • Foto de perfil de Marcela

      Ingrid,
      Obrigada pelo seu elogio, ficamos sempre muito felizes 😉 Beijo!

      PS. Estamos adorando conhecer o seu blog, você escreve muito bem!

  2. Pingback: Como criar um blog pessoal ou blog corporativo

  3. Tenho pensado em realmente levar meu blog mais a sério, e hoje encontrei esse site, valeu pela ajuda, dicas preciosas que com certeza vão me auxiliar!

  4. Olá, sou apaixonada por tudo que gira em torno do universo feminino, dentre eles a moda. Resolvi criar um blog para expor as minhas ideias e gostos. Minha grande dificuldade realmente é fazer ele crescer, pois como não sou do ramo de publicidade e não tenho noção alguma de mecanismos para tal procedimento, noto que o fluxo dele e pequeno, eu até fiquei triste com isso, mas percebi que não foi só o fluxo que me colocou pra baixo, mas problema de saúde na família. Então percebi isso e disse chega de baixo astral, vou volta para o que realmente mim faz feliz. Achei essa dicas bastantes valiosas. Com certeza irei aplicá-las em meu blog.
    Vocês estão de parabéns pelo conteúdo!!!

    • Foto de perfil de Marcela

      Oi Cyntia, obrigada pelo seu comentário!
      Pode ter certeza que todos temos os nossos dias de desânimo, mas são comentários como o seu e a paixão pelo que fazemos que nos fazem seguir em frente!
      Dá para perceber o capricho que você tem com o seu blog, você com certeza está no caminho certo. Beijos

  5. Hoje sou blogueira em tempo integral, super concordo com as usas dicas, já faço algumas nesses sentido, mas vou me aprofundar mais nessas suas dicas para melhorar a cada dia o meu conteúdo e o meu trabalho!

    Luana Passete

    • Foto de perfil de Marcela

      Luana,
      Eu mesma utilizei essas estratégias para fazer o meu blog crescer, por isso garanto que se você também se dedicar a esses pontos terá grandes chances de melhorar o seu trabalho!
      Beijos 🙂

  6. Essa questão de criar imagens padronizadas em uma mesma cor ou estilo é um grande problema pra mim… Não sei o que fazer, tem coisas que aparentemente não se encaixam com o que vou escrever…
    Amei as dicas e vou tentar fazer dessa maneira.
    Bjs

    • Foto de perfil de Marcela

      As imagens não precisam ter todas as mesmas cores.. Isso serve mais para botões, links e outros elementos gráficos! Agora quanto ao estilo, acredito que tudo precisa “ornar” e fazer sentido junto, entende? Assim o seu blog começa a ser conhecido pelo seu estilo próprio. Por isso, por mais difícil que possa ser no começo, é importante prestar atenção nisso!

  7. Oi!
    Amei as dicas ^-^ elas vieram em boa hora porque sinto que depois de um tempo meu blog meio que estagnou, sabe? De qualquer forma, obrigada!
    Beijos, Ju!

    • Foto de perfil de Marcela

      Julia, é exatamente nesses momentos “críticos” que conseguimos fazer as maiores – e melhores – mudanças! Eu acredito muito nisso!
      Espero que você consiga! Beijos

  8. Olha, adorei o post! Todas as dicas são muito válidas e úteis. Por agora estou começando a investir aos poucos, e aprendendo a usar SEO. Fiquei curiosa com as dicas sobre o Pinterest e a lista de e-mails, e queria avisar que no link que você deixou da lista de e-mails tem alguma coisa errada, pois o link direciona para uma página não encontrada.

    • Foto de perfil de Marcela

      Oi Bianca, indico você caprichar no conteúdo, nas fotos e no layout e manter uma boa constância de posts! Boa sorte!

Deixe o seu comentário!