como-ganhar-dinheiro-com-blog

É possível ganhar dinheiro com um blog? Essa é uma das perguntas que mais recebemos por aqui.

Como já falamos algumas vezes, ter um blog é algo bastante trabalhoso, e como qualquer trabalho, é muito justo que se ganhe dinheiro com isso.

Pensando nisso, veremos aqui algumas formas para ganhar dinheiro com um blog. São dicas simples, que podem ser colocadas em prática por todas as blogueiras. Mas antes de qualquer coisa, fique ciente que não existe mágica, não existe um jeito milagroso de ganhar dinheiro fácil. Duvide de quem diz que sem trabalho é possível ganhar dinheiro, pois você deve estar disposta a se esforçar para só então receber alguma recompensa. Um blog também pode ser um trabalho sério. 😉

Existem várias formas de ganhar dinheiro com um blog. Confira:

Google Adsense:

Este é um serviço de anúncios do próprio Google.

As marcas contratam o Google para que ele anuncie o que a marca oferece – inclusive você pode contratar este serviço – e para isso, pagam um valor X ao Google. Então, o Google oferece a oportunidade que os sites vinculem estes anúncios e para isso recebam uma porcentagem do valor que ele está recebendo. Qual é esta porcentagem não é divulgado, e pode variar de acordo com muitos fatores relacionados ao seu site.

Mas o que interessa aqui é que você é pago por cada clique realizado no banner – independente que a pessoa efetivamente faça uma compra ou não. Para incluir o Google Adsense em seu blog, você deve realizar o cadastro do seu site em google.com.br/adsense‎ e esperar a aprovação. Depois, é só colar o código do banner em qualquer lugar do seu blog e esperar pelos cliques.

Atenção: é expressamente proibido pelo Google que você clique nos anúncios do seu próprio site, e você pode ser banido caso o faça.

Links afiliados:

Muitas marcas oferecem a possibilidade de afiliação e também existem vários sites que são especializados nisso. Como funciona: você se cadastra no site da loja ou em um site especializado em afiliação, coloca o banner da loja ou link do produto em seu site, e recebe uma comissão toda vez que alguém realiza uma compra através do link.

Esta maneira de rentabilização só vale a pena se muitas pessoas clicarem no banner ou link e realizarem a compra no site em que você se afiliou, pois geralmente as comissões por venda não são muito altas. Por isso, é bom pensar bem e escolher as melhores opções do mercado, sempre levando em conta o seu público-alvo e os assuntos tratados em seu blog.

Parceria com marcas relacionadas ao conteúdo do blog:

Esta é uma das formas mais comuns que as blogueiras utilizam para rentabilizar seus blogs. Muitas marcas tem interesse em criar parcerias com blogs que recebem um grande número de visitas – é claro, pois não há grande interesse em se anunciar em sites que não recebem muitas visitas. Por isso, antes de começar a criar parcerias, é preciso ter um blog consolidado.

Então, quando você achar que seu blog já recebe um número considerável de visitas, pode começar a entrar em contato com algumas marcas que tenham produtos relacionados ao conteúdo do seu blog. Por exemplo, se você é uma blogueira de moda pode entrar em contato com lojas de roupas da sua região.

Como funciona: você ou a loja entram em contato e combinam uma forma de parceria. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou por permuta, que é o envio de produtos da marca para que você teste, fale sobre ele e etc. Depois que o seu blog já está conhecido, também é natural que as próprias marcas entrem em contato para firmar parcerias.

Mas não se esqueçam: sempre que falarem de um produto que ganharam ou estão sendo pagas, deixem bem claro que se trata de publicidade – mesmo que você tenha realmente amado o produto!

Você sabia que o Blogs de Moda oferece oportunidades de parceria com marcas selecionadas? Cadastre-se na nossa comunidade para participar!

Crie seu próprio produto:

Esta é uma das maneiras mais trabalhosas de se ganhar dinheiro com um blog, mas também a que pode lhe render mais (eu avisei que não existe milagre!). Nesta forma, não há qualquer intermediário entre você e o consumidor final, e por isso todo o lucro será seu.

“Mas como assim, criar meu próprio produto? Como irei produzir, distribuir e tudo mais?”

Calma! Uma alternativa aos produtos físicos a que estamos acostumadas, são os produtos digitais. Você pode falar sobre um assunto que domine bem e que gere o interesse das pessoas em comprar. Este produto pode ser uma apostila em PDF, uma série de vídeos, qualquer coisa que possa ser disponibilizada para venda online. Use sua imaginação! Com certeza existe algum assunto que você saiba muito e que existam muitas pessoas interessadas em saber mais.

E onde vender? Existem algumas plataformas que fazem todo o serviço de venda, você só precisa produzir o conteúdo. Uma delas é o Hotmart.

Então, recapitulando:

Quais as formas de ganhar dinheiro com um blog:

  • Google Adsense
  • Links afiliados
  • Parceria com marcas
  • Criação de seu próprio produto (digital ou não)

Gostou desse artigo? Deixe a sua opinião para a gente!

+ Profissão dos sonhos: Blogueira de Moda

Author

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.