Será que existe um jeito errado e um jeito certo de começar um blog? Com certeza o mais importante é deixar qualquer insegurança de lado e simplesmente começar, mas é claro que isso não pode ser feito de qualquer jeito!

Eu já fiz diversos posts que falam desde o passo-a-passo para criar um blog do zero até os principais passos para se ter um blog de sucesso, mas a minha inspiração para o esse post – se é que posso assim dizer – foi um fato que já aconteceu algumas vezes comigo.

No caso mais recente, eu percebi que uma blogueira (que ao que tudo indica ainda está começando) plagiou alguns dos meus posts na íntegra. Não é como se ela tivesse apenas se inspirado no meu conteúdo, ela simplesmente fez o famoso “copia e cola”, usando inclusive as mesmas imagens do meu post.

E como eu descobri isso?

Toda vez que eu adiciono um link interno em algum dos meus posts (ou seja, um link para outro conteúdo dentro do meu blog e não uma fonte externa), quando outro blog citar esse mesmo link eu recebo uma indicação de um “pingback”.

Assim é muito fácil descobrir quem copia e cola um conteúdo, pois geralmente essa pessoa não se dá ao trabalho nem de retirar esse link! Às vezes eu fico com dúvida até se essa pessoa leu o conteúdo inteiro…

É claro que eu não vou expor quem fez isso, até porque não quero dar ibope para essa pessoa e porque esse tipo de situação eu tento resolver em um primeiro momento amigavelmente, apenas dando um toque na pessoa e pedindo para retirar o conteúdo. Caso ela não retire, posso contar com a ajuda do meu advogado (mas raramente preciso chegar a esse ponto)!

E aí que eu chego ao tema principal deste post: o que não fazer quando se está começando um blog – ou melhor – o que não fazer em momento algum como blogueira!

Copiar conteúdo

Quem cria um blog deve ter “algo a dizer”. Então é simples: não copie conteúdo alheio. Além de não ser legal, você ainda sai prejudicado, pois o Google sabe identificar conteúdo duplicado e acaba não dando relevância para sites que publicam conteúdo que já está na internet.

Eu acredito que não há problema algum em ter outros blogs como inspiração, inclusive eu adoro servir também como inspiração para outras pessoas, mas o plágio não pode ser aceito!

Não definir um foco para o blog

Outro erro muito comum entre blogueiras iniciantes é querer falar sobre tudo um pouco. Já adianto que isso não vai tornar você ou seu blog conhecido, pois tratando de tudo você não será referência em nada. Entende o raciocínio?

Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, pode ler o post sobre porque e como definir um nicho para o seu blog.

Não saber nada sobre blogs

O conhecimento é o maior aliado de uma blogueira. Entender exatamente como funciona a sua plataforma, seja WordPress ou Blogger, quais são as formas mais eficientes de divulgação de conteúdo, como otimizar seus posts, como trabalhar o posicionamento do seu blog nos resultados do Google através de SEO, enfim, existe uma infinidade de coisas entre começar um blog e ter bons resultados com ele!

Por isso, quanto antes você começar a pesquisar, ler e estudar, mais a frente você estará! Aproveite para conhecer os nossos cursos para blogueiras e começar a se profissionalizar!

Author

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

7 Comments

  1. Cara, isso de plágio é muito ruim, já aconteceu comigo, uma menina simplesmente começou a copiar meus posts e isso que meu blog é pequeno, achei um cumulo e conversei com ela, expliquei que aquilo na verdade só prejudicava ela, que o google conseguia identificar plágio e que daquela forma ela não chegaria a lugar nenhum, no final eu acho que ela entendeu. Uma vez também uma loja me mandou uma proposta de parceria com um texto pronto para postar, porém eu vi que um blog que eu sigo postou exatamente o mesmo texto, achei estranho e coloquei uma frase do texto no google, haviam vários blogs com esse texto, ou seja, eles não queriam pagar o custo de uma divulgação em blog grande e mandaram a proposta para vários blogs iniciantes dizendo que poderia ser o começo de uma parceria.

    Só referente ao nicho do blog, infelizmente eu já tentei, mas não consigo falar de uma coisa só. Pra mim o meu blog é como se fosse meu diário, então eu busco compartilhar coisas úteis para meu dia a dia, espero que um dia consiga me encontrar e definir um nicho pro meu bloguinho…
    Amei as dicas!!!

    Beijos da Carol 🖤 Pink is not Rose

    • Aquele comentário que a gente respeita! Obrigada por todas as considerações Carol!
      Quanto a não definir um nicho, acho uma escolha arriscada, mas entendo sua posição! Às vezes o blog é simplesmente sobre o que estamos vivendo e isso também é bacana!
      Beijão!

  2. Bom, no que diz respeito ao nicho…. eu falo sobre o universo feminino, tento abordar meus assuntos como os diálogos que tenho com minhas amigas, pois o blog para mim é uma troca de experiências e dicas.

    Entendo que as vezes restringir e segmentar ainda mais este nicho seja uma escolha melhor, mas como disse a amiga acima: “não consigo falar somente sobre um assunto”.

    São dicas, experiências e informações do dia a dia que coloco no blog!rs

  3. Essas dicas são foram e são essenciais, comecei meu blog no início desse ano, no entanto, maioria das vezes bate um desânimo e fico sem postar (cmo estou agr um mês). No entanto quero prosseguir com isso, mas primeiro pretendo estudar mais, principalmente sobre moda, que é sobre o que falo no “debbron comenta”.

Write A Comment