dicas layouts blogs

Sabe aquilo que falam sobre “a primeira impressão é a que fica?” Pois quando estamos falando sobre o design de um layout, essa é a mais pura verdade! Um bom layout é capaz de conquistar o leitor em poucos segundos, o incentivando a querer conhecer o conteúdo do blog.

O contrário também acontece: um layout que não tenha a ver com a imagem que você quer passar pode afugentar eventuais leitores. Para comprovar o fato foram realizados estudos sobre o que leva os usuários a confiar ou não em um site, permanecendo ou saindo logo dele. O resultado foi surpreendente: diferente do senso comum, o que faz um site não ser considerado confiável não é um conteúdo de má qualidade, mas sim o seu design.

Por isso mesmo, não caia no erro de preocupar-se apenas com seu conteúdo. Obviamente ele é muito importante, mas a forma como ele é apresentado é o diferencial, e aí os detalhes fazem toda a diferença. Tendo isso em mente podemos concluir que para um blog se destacar positivamente é preciso a combinação de um conteúdo interessante e original + um layout bonito e convidativo.

Sendo assim, quem já tem um blog pode sempre melhorar o seu layout e quem ainda não tem, pode se inspirar! Vamos às dicas:

1. Referências

Quais são aqueles blogs que você visita e adora? O que eles tem de especial? Pesquise muito antes de decidir o que você quer no seu layout, pois referências são tudo! Inspire-se nos sites, blogs e revistas que você admira, juntando o que você acha que cada um deles tem de melhor.

Vale lembrar que inspiração não significa cópia! Enquanto se inspirar naquilo que se gosta é natural, a cópia pode trazer alguns problemas. Seja original fazendo as escolhas de acordo com o seu gosto!

2. Imagens

As imagens complementam aquilo que se escreve e por isso elas são tão importantes. Sempre utilize toda a largura disponível para as postagens, não deixando imagens pequenininhas centralizadas na tela, ou uma imagem de cada tamanho. Você poderá perceber que ao utilizar todas as imagens com a mesma largura (width em inglês) cria-se uma sensação de harmonia no blog.

Cuide quando selecionar fotos da internet para seu post: escolha aquelas que tem maior resolução e procure não aumentá-las muito, pois isso pode deixar a foto com aquele aspecto granulado.

Os melhores editores de fotos (gratuitos!)

3. Fontes

Eu sempre digo que as fontes são a entonação da voz ao escrever!

Apesar de o universo das fontes ser muito vasto, mantenha o foco e escolha em torno de três fontes no máximo para compor o seu layout, prestando atenção na legibilidade de cada uma (principalmente as cursivas). Para o texto corrido é melhor não inventar muito, dando preferência pelas mais básicas e clássicas como a Open Sans, Arial, Verdana, Tahoma e etc. Já para os itens de barra lateral ou detalhes do blog vale apostar em uma fonte cursiva ou diferenciada.

Um detalhe que faz toda a diferença: quando for postar montagens no blog, utilize a mesma fonte escolhida para o layout!

4. Cores

Monte sua paleta de cores escolhendo em torno de três a seis cores que sejam harmônicas entre si. Segundo os conceitos de branding, conseguir manter uma coerência e uma paleta bem definida faz com que seu blog tenha uma identidade visual forte e mais fácil de ser reconhecida.

5. Usabilidade

Entre as regras de usabilidade, podemos destacar alguns pontos:

  • O layout deve ser responsivo;
  • Esteticamente atraente;
  • Otimizado para SEO;
  • Baseado em conceitos universais de boas práticas de usabilidade;
  • Fácil de ler.

Layout responsivo significa que ele se adapta aos formatos mobile, ou seja, não exige que o leitor faça o movimento de “pinça” para aumentar a tela e ler o conteúdo. Inclusive, este ponto vale até um post em separado, já adiantando que o Google está mudando seu algorítimo de classificação dos sites e punirá aqueles que não são responsivos!!

Outras boas práticas de usabilidade definem que os menus devem ser claros e intuitivos (evite adicionar itens demais) e a barra lateral enxuta. Uma caixa de busca, página de contato e página sobre o blog também são super importantes. O background deve ser neutro e o contraste entre o fundo e a letra deve ser alto para facilitar a leitura do texto.

Gostaram das dicas? O que mais você acrescentaria a essa lista?

Author

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

  • Adorei as dicas Marcela, e seu blog está lindo! Também estou estudando bastante para promover o blog da minha empresa, e tem vários sites legais que oferecem tutoriais para impulsionar o nosso blog. Conteúdo nunca é demais!

  • >