dicas layouts blogs

Sabe aquilo que falam sobre “a primeira impressão é a que fica?” Pois quando estamos falando sobre o design de um layout, essa é a mais pura verdade! Um bom layout é capaz de conquistar o leitor em poucos segundos, o incentivando a querer conhecer o conteúdo do blog.

O contrário também acontece: um layout que não tenha a ver com a imagem que você quer passar pode afugentar eventuais leitores. Para comprovar o fato foram realizados estudos sobre o que leva os usuários a confiar ou não em um site, permanecendo ou saindo logo dele. O resultado foi surpreendente: diferente do senso comum, o que faz um site não ser considerado confiável não é um conteúdo de má qualidade, mas sim o seu design.

Por isso mesmo, não caia no erro de preocupar-se apenas com seu conteúdo. Obviamente ele é muito importante, mas a forma como ele é apresentado é o diferencial, e aí os detalhes fazem toda a diferença. Tendo isso em mente podemos concluir que para um blog se destacar positivamente é preciso a combinação de um conteúdo interessante e original + um layout bonito e convidativo.

Sendo assim, quem já tem um blog pode sempre melhorar o seu layout e quem ainda não tem, pode se inspirar! Vamos às dicas:

1. Referências

Quais são aqueles blogs que você visita e adora? O que eles tem de especial? Pesquise muito antes de decidir o que você quer no seu layout, pois referências são tudo! Inspire-se nos sites, blogs e revistas que você admira, juntando o que você acha que cada um deles tem de melhor.

Vale lembrar que inspiração não significa cópia! Enquanto se inspirar naquilo que se gosta é natural, a cópia pode trazer alguns problemas. Seja original fazendo as escolhas de acordo com o seu gosto!

2. Imagens

As imagens complementam aquilo que se escreve e por isso elas são tão importantes. Sempre utilize toda a largura disponível para as postagens, não deixando imagens pequenininhas centralizadas na tela, ou uma imagem de cada tamanho. Você poderá perceber que ao utilizar todas as imagens com a mesma largura (width em inglês) cria-se uma sensação de harmonia no blog.

Cuide quando selecionar fotos da internet para seu post: escolha aquelas que tem maior resolução e procure não aumentá-las muito, pois isso pode deixar a foto com aquele aspecto granulado.

Os melhores editores de fotos (gratuitos!)

3. Fontes

Eu sempre digo que as fontes são a entonação da voz ao escrever!

Apesar de o universo das fontes ser muito vasto, mantenha o foco e escolha em torno de três fontes no máximo para compor o seu layout, prestando atenção na legibilidade de cada uma (principalmente as cursivas). Para o texto corrido é melhor não inventar muito, dando preferência pelas mais básicas e clássicas como a Open Sans, Arial, Verdana, Tahoma e etc. Já para os itens de barra lateral ou detalhes do blog vale apostar em uma fonte cursiva ou diferenciada.

Um detalhe que faz toda a diferença: quando for postar montagens no blog, utilize a mesma fonte escolhida para o layout!

4. Cores

Monte sua paleta de cores escolhendo em torno de três a seis cores que sejam harmônicas entre si. Segundo os conceitos de branding, conseguir manter uma coerência e uma paleta bem definida faz com que seu blog tenha uma identidade visual forte e mais fácil de ser reconhecida.

5. Usabilidade

Entre as regras de usabilidade, podemos destacar alguns pontos:

  • O layout deve ser responsivo;
  • Esteticamente atraente;
  • Otimizado para SEO;
  • Baseado em conceitos universais de boas práticas de usabilidade;
  • Fácil de ler.

Layout responsivo significa que ele se adapta aos formatos mobile, ou seja, não exige que o leitor faça o movimento de “pinça” para aumentar a tela e ler o conteúdo. Inclusive, este ponto vale até um post em separado, já adiantando que o Google está mudando seu algorítimo de classificação dos sites e punirá aqueles que não são responsivos!!

Outras boas práticas de usabilidade definem que os menus devem ser claros e intuitivos (evite adicionar itens demais) e a barra lateral enxuta. Uma caixa de busca, página de contato e página sobre o blog também são super importantes. O background deve ser neutro e o contraste entre o fundo e a letra deve ser alto para facilitar a leitura do texto.

Gostaram das dicas? O que mais você acrescentaria a essa lista?

Foto de perfil de Marcela
Autora

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

13 Comentários

  1. Olha, eu sou a pessoa mais chata quando o assunto é sobre Layouts, ainda mais o meu kkkk por mais que eu sei que não é bom, mas eu vivo trocando o meu layout para poder deixa-lo cada vez mais bonito e profissional.
    Amei o post *o*

    http://www.oablogueira.com/

    • Foto de perfil de Marcela

      Oi Jaque,
      aqui também somos loucas quando falamos em layout, queremos sempre melhorar uma coisa ou outra! Que bom que você gostou, esperamos que siga algumas dicas!
      Beijo

  2. Eu criei meu conteúdo a menos de uma semana e gostei muito das dicas, vou fazer o melhor que puder para melhorar o layout do meu blog,através das dicas fico grato a vocês!

  3. Pingback: Faça seu blog crescer // Parte 1 | Blogs de Moda

Deixe o seu comentário!