newsletter-para-blogs

Toda blogueira que se interessa por marketing digital provavelmente já ouviu falar na importância de criar uma lista de emails. Porém, o fato é que muitas blogueiras não conseguem visualizar qual seria a real importância disso em seus blogs. Hoje eu venho acabar com as dúvidas a respeito desse assunto e te provar que sim, é importante que você comece a se preocupar com isso o quanto antes.

Antes de mostrar qualquer argumento a favor das listas de emails, quero que você pense sobre qual é a forma que você mais utiliza para entrar em contato com os seus leitores e divulgar seus posts e novidades. Facebook? Instagram? Twitter?

Se você respondeu que é através de qualquer uma dessas redes sociais, você já deve ter percebido que cada vez mais elas vem restringindo conteúdo promocional. Isso significa que cada vez menos pessoas visualizam o que é postado por você. E o problema não é só esse. Assim como o Orkut, as redes sociais podem acabar a qualquer momento. Você não tem controle algum sobre elas.

Consegue perceber o problema?

Agora vamos ver os benefícios de utilizar o email como ferramenta de divulgação e contato com a sua audiência.

  • Sua lista de emails é a única conexão direta com os seus leitores sobre a qual você tem controle absoluto. As regras e os algoritmos das redes sociais estão sempre mudando, certo? Você corre o risco de colocar todos os seus esforços em uma rede social e ela acabar de uma hora para a outra, sua conta ser excluída, etc.
  • Seus contatos receberão suas mensagens diretamente em suas caixas de entrada. Você já deve saber o quanto ficamos distraídos enquanto navegamos em uma rede social. Enquanto isso, mesmo que nem todos os seus contatos abram os seus emails, muito mais pessoas receberão a mensagem que você quer passar.
  • Emails são mais pessoais. Mesmo que você esteja escrevendo para uma lista grande de pessoas, você pode (e deve) fazer parecer como se estivesse falando apenas com uma pessoa. Escrever um email é uma ótima oportunidade para se conectar mais profundamente com a sua audiência e criar uma relação com ela.
  • Uma lista de emails significa mais oportunidades para criar engajamento e uma relação de confiança. Uma lista de emails é composta de pessoas que já demonstraram ter interesse em seu conteúdo. Quem assina a sua lista está mais inclinado a criar uma relação de confiança e se tornar um leitor fiel do seu blog.

Criar uma lista de emails não impede que você continue divulgando o seu blog nas redes sociais. Ela funciona como um complemento e deve sempre oferecer conteúdo adicional de alto valor para quem recebe.

Por isso, pegue essa dica de alguém que já ignorou a importância de uma lista de emails por algum tempo, e comece a construir a sua o quanto antes.

Acho que agora já conseguimos estabelecer que você precisa criar a sua lista de emails, certo? Ótimo!

Em breve veremos algumas estratégias que irão te ajudar a criar a sua lista e fazer ela crescer! Você tem alguma dúvida a respeito desse assunto?

Author

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

19 Comments

    • Luana, esse será o tema do próximo post sobre lista de emails! Você tem alguma dúvida específica sobre esse assunto para eu poder abordar?
      Beijos

  1. Oi moça, adorei o post. Eu tbm penso assim, mas confesso que é difícil gerar essa lista. Quase ninguém se interessa. Confesso que eu tenho alguns blogs que assino e leio constantemente!
    Obrigada por partilhar seu conhecimento.
    bjoks

    • Oi Luciana!
      Eu sei o quanto é difícil gerar essa lista, mas te digo que a principal dificuldade está em não oferecer aquilo que o seu público realmente quer para “capturar” os emails.
      Farei um post falando mais sobre isso e fico feliz que você tenha se interessado! Beijos

  2. Ma toda vez os seus posts são ótimos e muito inspiradores para pessoas como eu que faz do blog a principal fonte de renda e trabalho! Amei a dica e estou ansiosa para ler o próximo post de como eu consigo alcançar mais as pessoas e conseguir fazer crescer a minha lista de e-mail!

    Luana Passete
    http://www.lefshop.com.br/

  3. Que incrível essa dica, acredita que nunca tinha pensado nisso! Vou pensar mais a respeito e colocar em prática essas dicas! Achei incrível o blog. bjuxxx
    Taay Vargas

    • Obrigada Taay!!! Pode ter certeza que essa dica poderá mudar o jeito que você se comunica com as suas leitoras!

    • Legal, vou anotar sua dúvida aqui para falar no próximo post sobre lista de emails!
      Beijos

  4. Super concordo com teu post, e já venho pensando nisso faz tempo. Mas confesso que ainda não descobri como fazer para chamar as pessoas para assinar a minha futura lista hahaha
    Tipo como você colocou o e-book e tal. Aliás, me cadastrei, gostei do seu blog.

    Beijos

    • Então, fazer uma chamada que crie o interesse nas pessoas em assinar a lista é um dos principais pontos que eu irei falar em breve!!
      Fico feliz que tenha gostado Camila! Beijos

  5. Que ótima dica, quando criei a Minha Maluquice, foi a primeira coisa que fiz. Mas é sempre bom ler mais. Incrível as dicas.

    Minhamaluquice.com.br

  6. Olá, Marcela!
    Muito legal o seu post!
    Eu sempre ignorei as listas de e-mails. Em parte, porque não sabia qual a importância delas, mas também porque nunca soube como realmente criar uma. Sei que existe o gadget no Blogger, onde a gente coloca aquela caixinha: “Assine e receba nossos posts por e-mail” ou algo assim. Mas acho que ninguém nunca assinou, porque eu nunca recebi nenhuma notificação relacionada a isso. E também, não sei se existem outros recursos de criação de listas de e-mail, não sei se a mensagem é automática, ou se toda vez que tiver post novo a gente tem que escrever uma mensagem e enviar pra todo mundo da lista. Acho que você poderia fazer um novo post explicando tudo isso, porque fiquei muito interessada, e imagino que outras pessoas devem ter as mesmas dúvidas que eu!

    • Lethycia,
      Que legal saber que você se interessou 🙂
      Pode ter certeza que as suas dúvidas irão me ajudar muito a escrever o próximo post sobre o assunto!

Write A Comment