como-atrair-mais-trafego-blog

Atrair tráfego não é uma tarefa fácil. Tanto para blogueiras iniciantes quanto para as mais experientes, conseguir manter o número de acessos de um blog sempre crescendo é um exercício recorrente.

Aplicar as técnicas de SEO é parte essencial do trabalho. Porém, ver os resultados desse trabalho leva tempo. O Pinterest também é uma maneira incrível de fazer os acessos aumentarem, mas esse também é um formato que leva um certo tempo para surgir resultados.

O que mais você pode fazer para atrair uma maior audiência para o seu blog? Irei compartilhar algumas maneiras alternativas para compor o trabalho que você já faz com o seu blog. Quanto mais formas de alcançar novos leitores, melhor. Certo?

Comentários “com propósito”

Se o seu blog é novo, então provavelmente poucas pessoas o conhecem! Para criar uma relação e se conectar a outras blogueiras que estejam no mesmo nicho que o seu você precisa criar o hábito de comentar em seus blogs.

Porém, não basta apenas comentar. O ideal é comentar “com propósito”. Isso significa que você realmente leu o post e tem algo interessante para acrescentar ou uma opinião sobre o assunto. Fazer isso já aumenta suas chances de ser realmente notada pela blogueira e também por outras pessoas que estejam visitando o blog em questão.

Outro detalhe que pode fazer a diferença: adicionar o nome do seu blog junto ao seu nome.

Algo assim:

Marcela @ Blogs de Moda

Ou então:

Marcela  | Blogs de Moda

Eu não sugiro que você coloque o “.com.br” junto com o nome porque isso pode ativar os filtros de spam, e você não quer o seu comentário vá parar no spam, certo? Também não recomendo que você coloque apenas o nome do seu blog pelo mesmo motivo.

O ideal é que você mantenha o nome mais curto possível. Se o seu blog tem um nome longo, considere colocar uma versão menor.

Essa é uma dica simples, mas eficiente!

Participação ativa em grupos do Facebook

Participar de grupos no Facebook pode ser também uma ótima fonte de tráfego para o seu blog. O problema é que muitas blogueiras se limitam a participar apenas de grupos destinados para outras blogueiras e essa nem sempre é a melhor opção.

Veja só, no meu caso, como eu tenho um blog voltado para ajudar outras blogueiras, esses grupos são perfeitos. A minha audiência ideal está lá.

Agora se o seu blog é sobre literatura, o melhor é participar de grupos que falem sobre o assunto. Tudo depende do nicho do seu blog.

Estando onde sua audiência ideal está, você tem a chance de se fazer notada por outros participantes do grupo, seja se fazendo útil e respondendo dúvidas, seja promovendo seus posts (desde que de acordo com as regras do grupo).

Se você encontrar uma postagem em que você possa dar a sua opinião ou resolver a dúvida de uma pessoa, dê uma resposta que não promove o seu blog, mas sim o seu conhecimento. Possivelmente a pessoa irá olhar quem você é. E se você é esperta, certamente tem um link para o seu blog no seu perfil.

Frequência de posts

Você definitivamente não precisa postar todos os dias. O ideal é priorizar bom conteúdo e não postar apenas por postar. Porém, uma coisa é fato: manter a frequência de posts é essencial.

A primeira razão é que ninguém gosta de encontrar um blog que parece “abandonado”. É essencial sempre ter conteúdo recente para manter a sua audiência interessada. Se alguém visita o seu blog 1, 2 vezes e não encontra nada novo, dificilmente essa pessoa irá retornar.

Além disso, quanto mais páginas existem em seu blog, mais páginas são indexadas no Google e maiores suas chances de ser encontrada por lá. Mais páginas também significam mais conteúdo para o seu leitor navegar em seu blog.

Estabeleça uma meta pessoal de posts por semana e mantenha o ritmo!

Disparo de emails

Como eu já falei por aqui, todo blog deve ter uma lista de emails. Não só porque através do email é a maneira mais eficiente de se comunicar com os seus leitores, como também porque é a mais pessoal.

Esteja certa: cada vez que você enviar um email para a sua lista, por menor que ela seja, o tráfego do seu blog irá aumentar. Porém, para que isso aconteça, é claro que o seu email deve gerar o interesse ou a curiosidade do leitor.

Não estou dizendo que você deve enviar um email toda vez que seu blog for atualizado, mas essa é uma maneira excelente de fazer com que os seus leitores saibam o que está acontecendo por lá.

Gostou dessas dicas? Se você achou que elas foram úteis para você, compartilhe esse post!

Foto de perfil de Marcela
Autora

Geminiana cheia de ideias e criadora de conteúdo na internet sobre moda e lifestyle. Ministra cursos online que ajudam bloggers a desenvolverem seus blogs e transformá-los em uma profissão. É apaixonada por empreendedorismo e marketing digital.

33 Comentários

  1. As MELHORES dicas eu sempre encontro aqui.
    Você tem ajudado muito o meu blog a melhorar… me inscrevi no workshop e estou ansiosa.
    Bjokas

  2. Suas dicas realmente são incríveis! Estou colocando todas em execução e esperando o resultado, vai que né? Hahaha.
    Espero que as dicas ajudem outros blogs por aí, existe tantos blogs com conteúdos ótimos, mas tão pouco reconhecidos ou até mesmo quase nada conhecidos.

  3. Eu sempre acho que comentar em vários outros blogs é a maneira mais eficiente de aumentar o fluxo de visitas. Claro que é preciso muito mais do que isso para manter o leitor, mas sinto uma diferença notável quando tenho meus dias de surto em que resolvo sair descobrindo blogs novos pela internet afora, hahaha!

    • Foto de perfil de Marcela

      O comentário também é super útil quando você gosta muito de algum blog e quer ser notada por quem é responsável por ele! Só existem pontos positivos em comentar “com propósito”!

  4. Adorei as dicas, e acredita que eu pratico praticamente todas elas? sem ao menos perceber hehe, participo de grupos do facebook (alguns não são de blogueiras) e interajo bastante, comento em outros blogs,tenho uma boa frequência de post, só não utilizo ainda a plataforma de e-mail mas estou pensando em começa a utilizar.

    seu blog e ótimo, to viciada já virei fã ♥

    • Foto de perfil de Marcela

      Oi Grazi, que legal! Com certeza essas ações irão te render bons resultados ao longo do tempo!
      Muito obrigada pelo carinho 🙂

  5. O que eu tenho mais dificuldade é em manter as postagens. O tempo nunca dá hehehe . Antes eu fazia de três a quatro posts por semana, agora estou fazendo um, isso quando dá! Mas vou tentar me organizar melhor.

    • Foto de perfil de Marcela

      Vitória, ao meu ver, postar uma vez por semana um post incrível, bem escrito e cheio de informação é melhor do que postar 5 vezes um conteúdo mais ou menos!
      O ideal é manter uma regularidade e para isso organização e planejamento é tudo!

  6. Adorei as dicas e achei todas super úteis. Descobri que prático quase todas elas, só estou tendo alguns problemas com a frequência de postagens. Mas estou tentando me organizar melhor.

    Beijos,
    Juliana Martins | Quarto dos Livros

    • Foto de perfil de Marcela

      Oi Juliana! Aqui no blog você pode encontrar algumas dicas de organização e planejamento de posts! É só buscar na lupa no topo do site..
      Que bom que gostou das dicas 🙂
      Beijos

    • Foto de perfil de Marcela

      Isso Simone! Os grupos de Facebook exigem um investimento pequeno de tempo, mas podem render resultados muito bacanas!

  7. Amei as dicas!!! Realmente, entrar em grupos do facebook e ficar interagindo com todo mundo dá uma grande ajuda.
    Suas dicas foram ótimas!! Vai ajudar muito <3
    Beijooos
    Yanna Karim

  8. Eu adorei as dicas, o que realmente dá retorno é se mostrar ativa, sempre. Quanto mais você está presente nas redes sociais e no blog, mas pessoas se interessam e eu tenho percebido muito isso com a minha fanpage do blog porque ela começou a ter um alcance muito maior, simplesmente porque aumentei o número de posts por dia, isso acontece também com o instagram e com o blog.
    Amo suas dicas, um super beijo

    Carol | Pink is not Rose

    • Foto de perfil de Marcela

      Realmente Carol, estar sempre ativa é fundamental! Marcar presença mesmo!
      Fico super feliz em saber que você acompanha e gosta das dicas por aqui! 🙂
      Beijos

  9. Oi Marcela, acho que uma das maneiras mais bacanas de atrair tráfego é o próprio relacionamento com outros blogs. É uma forma orgânica e simpática de ter o seu conteúdo lido, comentado e divulgado. Adorei o post!

    • Foto de perfil de Marcela

      Acredita que tem muita gente que ainda deixa de lado essa parte de se relacionar com outros blogs Camila?
      Por isso acho sempre importante reforçar!
      Beijos

  10. Marcela olha eu aqui de novo rsrsrs amei esse post e olha o nome ai ja estou usando a sua técnica =) estou usando tudo o que você indica aqui!!! Falo de moda, e procurei no facebook grupos que falam sobre isso mas até agora não encontrei muitos grupos, você conhece algum para me ajudar, ou mesmo uma forma de como eu posso encontrar esses grupos!

    Desde já agradeço! =)

    • Foto de perfil de Marcela

      Luana, se todas as minhas leitoras fossem como você… Hehehehe 🙂
      Pois então, você pode buscar grupos menos genéricos. Não apenas “moda”, mas sim um assunto específico da moda, como “personal stylist” por exemplo. Assim geralmente fica mais fácil de encontrar..

      • Ai fiquei até emocionada com o seu comentária Ma =) obrigada, eu me empenho de verdade porque esse é o meu trabalho e quero sucesso nele assim como o seu =) A entendi, vou começar a procurar dessa forma então as vezes eu encontro melhor os grupos!!!

        Valeu mesmo meu marido e eu somos seus fãs de carteirinha!!! beijos e muito sucesso! =)

  11. Oi Marcela, acabei de conhecer o seu blog e estou amando todas as dicas!
    Gostaria de saber se você conhece/recomenta algum site que faça layouts legais para blog de graça. Estou começando agora, e ainda estou meio perdidinha.

    • Foto de perfil de Marcela

      Oi Natália!
      Gratuitos eu não conheço porque eu realmente nunca fui atrás.. O meu lugar favorito para comprar layout é o ThemeForest! Por lá você encontra layouts bem profissionais começando em 29 dólares.. Eu acho que vale muito a pena, ainda mais pensando que a identidade de um blog é um fator tão importante!
      Espero ter ajudado 🙂

    • Foto de perfil de Marcela

      Suely,
      Que coisa boa receber um comentário como o seu.. Não imagina como me deixa feliz saber que o meu trabalho é reconhecido por pessoas como você…
      Ah, se você gostou do conteúdo, tenho certeza que iria adorar participar do workshop que eu estou promovendo por aqui!
      Beijos

Deixe o seu comentário!